08
Jul 09

 

Os Filhos da Droga - Christiane F.

 

Edição/reimpressão: 1999
Páginas: 352
Editor: Livros do Brasil
ISBN: 9789723815160
 
Sinopse
 
É relatado o drama de Christiane, uma menina de seis anos que vive com pais numa aldeia alemã. Circunstâncias diversas conduzem o destino desta família até Berlim, a grande cidade que acaba por marcar grandes alterações na vida de Christiane. Aos poucos a felicidade desta criança começa a desmoronar-se, os pais divorciam-se, a mãe fica com a sua tutela mas a sua vida nunca mais será a mesma.
A dor e a tristeza irão fazer parte do dia a dia desta criança. Christiane conhece as pessoas erradas e de boa fé confia nelas, a curiosidade arrasta-a para o mundo escuro e frio da droga. Primeiro consome drogas leves (Haxixe e LSD) e segue-se a heróina. Aos 13 anos juntamente com o namorado de 17 anos é uma mulher forçada, a prostituição e o roubo são as suas formas de subsistência. Ter dinheiro para mais uma dose é o seu objectivo de vida, vida essa medíocre e insignificante. Segue-se a prisão, o sofrimento de uma mãe e as tentativas de recuperação.
Esta obra fala-nos da decadência do ser humano, da falta de orientação dos adolescentes, das dificuldades de contacto entre adultos e jovens, da facilidade de acesso à droga, de miséria e também de amor. Altamente descritivo, Os Filhos da Droga é um retrato nu e cru de um mundo devastador: O mundo da droga!
 

 

Livro marcante dos anos 80 que deu origem a um bom filme. A Obra é uma Biografia de uma adolescente alemã de 13 anos que se prostituía para comprar heroína.

 

Um drama perfeitamente actual na nossa sociedade, O livro foi Lançado em 1982 tornando-se um best-seller instantaneamente. Escrito por Kai Hermann e Horst Hieck. O nome de Cristiane F. era Vera Cristiane Felscherinow. Quinze anos após o lançamento do livro, Cristiane teve um filho que actualmente tem 11 anos.

 

Actualmente Vera Cristiane Felscherinow ainda é dependente da Heroína, vive do royalties da sua obra ainda, a sua vida pessoal continua uma lástima, tem afirmações polémicas e vive ainda em casa dos seus tios.

 

A verdadeira Christiane F.

 

 

 

OPINIÃO:

 

Li o livro há bastante tempo, nos meus tempos de juventude. É chocante o confronto com uma realidade cada vez mais presente nos nossos dias: o mundo da droga.

Deveria ser uma leitura obrigatória a todos os jovens.

 

 CLASSIFICAÇÃO: 4/5

publicado por wandinha às 20:00

Dazzling Books
Próximas viagens
Julho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
25

26
27
28
29
31


pesquisar
 
Viagens de 2009
Daisypath
A viajar pelas páginas de...José Saramago
Ensaio sobre a cegueira
bookcrossing.com
Bookcrossing meet-up http://www.bookcrossing.com/mybookshelf
comentários recentes
Acabadinho de ler...http://numadeletra.com/nunca-m...
Veja a resenha de Juliano Klevanskis sobre "A Insu...
A propósito de Kenzaburō Ōe:http://numadeletra.com...
Tens que ler!! O Quarto Arcano é espectacular. Os ...
Muito interessante o blog! Gostaria de aproveitar ...
É um livro bastante interessante!
Fiquei curiosa em relação a este livro...bjs
Olá Ana! Este foi o 1º livro que li do autor, pois...
Já li este livro à uns anos atrás e gostei, embora...
Apesar de não ser grande apreciadora de livros de ...